A presidente Dilma Rousseff participou nesta quinta-feira (08) do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e afirmou que quer construir um Brasil que seja, no mínimo, de classe média, com oportunidades e educação a todos. Segundo a presidente, não existe um país de classe média que não seja de oportunidades.
Dilma ainda afirmou que não importa a classe social, gênero e raça das pessoas, a igualdade de oportunidade tem que estar garantida.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem como objetivo a plena alfabetização de cerca de 8 milhões de crianças até os 8 anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental.
“Hoje, o pacto tem, ao mesmo tempo, caráter de urgência das tarefas inadiáveis", disse Dilma, antes de citar que 15% das crianças de até 8 anos não sabem ler, não estão plenamente alfabetizados nem dominam operações matemáticas elementares.
"O país só poderá se orgulhar de dar oportunidade a todos se aplicarmos esse pacto de forma sistemática e obsessiva. Todos precisamos nos comprometer", afirmou Dilma.