Sr. Gino, do sítio Inveja, assim como muitos agricultores e agricultoras, vive um de seus maiores desesperos na vida: assistir com dor e impotência seus animais morrerem de fome um a um por falta de alimentação e de nutrientes.
Naturalmente, já é desafiador a criação de animais no sertão. Quando chega a estiagem, com muito sacrifício os animais são alimentados com Mandacaru e Palmas. A falta de alimento adequado e a escassez de água vão desnutrindo os animais, paulatinamente, causando várias doenças e por fim perdem a força para locomoção.
Na diligência de salvar alguns dos animais, recorrem ao método primitivo de sustentação em girau. A estrutura do girau é construída artesanalmente com madeira e cordas e o animal fica imobilizado, passando a depender totalmente do cuidador para comer e beber.
O Sr. Gino, que tem um profundo amor pelos animais, colocou até um colchonete para proteger melhor o esqueleto da vaca. Ele sofre e espera que os Programas do Governo Federal aconteçam no município. Diz com lamento: “Será necessário alguns anos para recuperar o prejuízo da perda de meus animais”.
Aguardamos a bênção da chuva e ações do poder público para melhor convivência com a seca e menos sofrimento para todos e todas.
Desejo que tenham todos os dias coragem e esperança para continuar seguindo em frente!
Texto: Zezinho de Minú
Informação: blog do Banana