Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a FIOL terá 1.527 km de extensão, investimento estimado em R$ 7,43 bilhões, e passará por 32 municípios baianos.
Ivana Bastos também anunciou que já está marcada uma nova caravana para Brasília, para reuniões com representantes do Ibama e da Valec e os deputados estaduais que compõem as comissão da Fiol, do Porto Sul e de Infraestrutura, 12 de dezembro próximo, quando pretende-se resolver também as últimas pendências da Fiol.
A Licença Prévia nº 447/2012 foi emitida e ainda será publicada no Diário Oficial. O Governo do Estado, que através da Casa Civil coordenou todo o trabalho de emissão da licença, e a Bahia Mineração (Bamin), empresa que terá um terminal privado no local, agora vão trabalhar na formalização de documentação junto à agência portuária nacional para logo em seguida ser emitida a licença de instalação pelo Ibama, e assim iniciar as obras ainda nos primeiros meses de 2013.
A estrutura portuária que será montada em Aritaguá, na zona norte ilheense, terá capacidade para exportar até 66 milhões de toneladas de grãos e minérios anualmente. Parte das cargas chegará ao porto por meio da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). Tribuna