.

Wagner fala sobre obras do Porto Sul



O governador Jaques Wagner vai receber a imprensa na Governadoria nesta segunda-feira (19), às 14h30, para falar sobre a licença prévia para implantação do Porto Sul, em Aritaguá, município de Ilhéus.
Com um investimento de R$ 2,6 bilhões e a geração de 2,5 mil empregos diretos e indiretos, o Porto Sul será o ponto final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), obra do Governo Federal que ligará a cidade de Figueirópolis, no Tocantins, a Ilhéus, na Bahia.
Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a FIOL terá 1.527 km de extensão, investimento estimado em R$ 7,43 bilhões, e passará por 32 municípios baianos.
Após quatro caravanas de deputados estaduais e federais aos órgãos responsáveis pela liberação das obras do Porto Sul, a Valec e o Ibama, em Brasília, a deputada Ivana Bastos comemorou a notícia de que o Ibama finalmente emitiu a licença prévia, contudo, a deputada, que é presidente da Comissão da Fiol na Assembleia Legislativa, fez questão de pontuar que as licenças de outros lotes precisam ser liberadas.
“Nós esperávamos ansiosamente por essa licença ambiental. Agora vamos pressionar ainda mais os órgãos envolvidos para que as licenças dos lotes da Ferrovia também sejam emitidas o quanto antes, especialmente dos lotes 5 a 7, que vão de Guanambi a Barreiras. Como já dissemos há muito tempo, não há ferrovia sem porto, e não há porto sem ferrovia”, afirmou.
Ivana Bastos também anunciou que já está marcada uma nova caravana para Brasília, para reuniões com representantes do Ibama e da Valec e os deputados estaduais que compõem as comissão da Fiol, do Porto Sul e de Infraestrutura, 12 de dezembro próximo, quando pretende-se resolver também as últimas pendências da Fiol.
A Licença Prévia nº 447/2012 foi emitida e ainda será publicada no Diário Oficial. O Governo do Estado, que através da Casa Civil coordenou todo o trabalho de emissão da licença, e a Bahia Mineração (Bamin), empresa que terá um terminal privado no local, agora vão trabalhar na formalização de documentação junto à agência portuária nacional para logo em seguida ser emitida a licença de instalação pelo Ibama, e assim iniciar as obras ainda nos primeiros meses de 2013.
A estrutura portuária que será montada em Aritaguá, na zona norte ilheense, terá capacidade para exportar até 66 milhões de toneladas de grãos e minérios anualmente. Parte das cargas chegará ao porto por meio da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). Tribuna
Compartilhe este artigo :

.

 
"
Design: Jmiguel | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012
"