Dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que de janeiro a maio deste ano 208 novos casos de AIDS foram registrados na Bahia.
Dos infectados, 130 são homens e 74 mulheres, sendo que do total, quatro em menores de 13 anos. O órgão afirmou não disponibilizar no momento do número exato em ralação a todo o ano.
Ainda de acordo com a Sesab, em 2011 foram diagnosticados 302 casos da doença na Bahia, sendo que desse total, 121 do sexo feminino e 181 do sexo masculino.
A estatística ainda pode ser maior que a divulgada, já que os dados foram atualizados somente pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e muitos infectados pelo vírus não procuram atendimento médico. Desde 1984, a capital baiana registrou quase 7 mil casos de AIDS.
Com o intuito de estimular o diagnóstico precoce e oferecer um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada com o vírus da AIDS, está acontecendo em Salvador o Projeto Fique Sabendo.
Os interessados poderão realizar testes rápidos para detecção do HIV, sendo que aqueles que tiverem o diagnóstico confirmado receberão orientações dos profissionais de saúde sobre a doença e serão encaminhados para atendimento especializado nas unidades de referência no município.
O teste, que é gratuito, será realizado nesta quinta-feira (29) na Feira de São Joaquim, em Água de Meninos. A ação que teve início ontem, marca a semana que antecede o Dia Mundial de Luta contra Aids, comemorado em 1º de dezembro.
Nessa data, Salvador também será palco do lançamento oficial da mobilização em prol do diagnóstico precoce de HIV, Sífilis e das Hepatites B e C, com o tema “Não fique na dúvida, fique sabendo”.
O evento será realizado na Unidade de Saúde da Família, em Brotas, com a presença do Ministro da Saúde Alexandre Padilha. (Tribuna)