.

Milhares de peixes morrem por conta da seca

DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL


Mortandade de peixes devido falta de oxigenação na água da  Lagoa Paramirm


Esta imagem chocante é um retrato consequente da seca que assolou impiedosamente a maioria dos municípios baianos neste ano.

Como poder ser visto, centenas de peixes foram encontrados mortos, em novembro passado, em uma Lagoa situada na cidade de Paramirm, localizada a cerca de 750 km de Salvador. A mortandade foi ocasionada pela seca que afeta a região desde 2008.

Conforme Informações da Coordenação Estadual de Defesa Civil (CORDEC), dos 417 municípios baianos, 259 entraram em situação de emergência por conta da seca, dentre estes Paramirim.

Segundo informações de moradores da cidade, a Lagoa Paramirim é abastecida quase que em sua totalidade por um riacho, que por falta de chuva secou, provocando a morte dos peixes por falta de água e oxigenação.

Ainda conforme moradores, a lagoa fica localizada em uma área utilizada pela população para prática de exercícios e lazer, o que deixou as pessoas bastante assustadas com a grande quantidade de peixes mortos, além de descontentes devido ao mau cheiro.

Na região existe uma outra lagoa conhecida como Zabumbão, porém a água desta é utilizada na sua totalidade para o consumo humano em mais de 60 comunidades rurais e nas cidades de Caturama, Botuporã e Tanque Novo. Portanto, a sua água não pode ser desviada para abastecer a lagoa dos peixes.





Compartilhe este artigo :

.

 
"
Design: Jmiguel | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012
"