.

A dignidade restabelecida


Cinco goianos estão entre os 173 deputados que tiveram, simbolicamente, o mandato de volta, por iniciativa da Câmara Federal, em reparação à perseguição que sofreram durante o regime militar

Os goianos Almir Turisco, Antônio Magalhães, Celestino Filho, Jaime Câmara e Paulo Campos, que exerceram mandatos de deputados federais na Legislatura 1967/1971, estão entre os 173 parlamentares que, simbolicamente, receberam homenagem da Câmara Federal, quinta-feira última, em Brasília. Os deputados tiveram os mandatos cassados pela ditadura militar (1964/1985). Almir Turisco e Antônio Magalhães estão vivos, mas Celestino Filho, Jaime Câmara e Paulo Garcia já faleceram.

Almir Turisco de Araújo (MDB) nasceu em Macaúbas, Bahia, em 1916, e transferiu-se com os pais para Goiás ainda pequeno. Era fazendeiro e comerciante. Recebeu 12.623 votos nas eleições de 1966 e assumiu como suplente o mandato de deputado federal. Teve seu mandato cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos, em face do disposto no artigo 4º do Ato Institucional nº 5, o AI-5, de 13 de dezembro de 1968, expedido pelo Decreto de 16 de janeiro de 1969. Antes, foi vice-governador e exerceu interinamente o governo de Goiás.

Fonte: Diário da Manhã
Compartilhe este artigo :

.

 
"
Design: Jmiguel | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012
"