.

Zé Dirceu é condenado por formar quadrilha e o PT culpa a Imprensa


Publicada em 31/10/2012 02:27:37
Tribuna da Bahia

A cúpula do PT deve divulgar nessa quinta-feira (1) um manifesto com críticas incisivas ao que chama de “politização” do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A primeira versão da nota, a ser submetida à Executiva Nacional do partido, diz que “teses” construídas pelo STF abandonam a cultura do direito penal que garante as liberdades individuais. O documento preliminar afirma, ainda, que houve pressão da mídia para influenciar o resultado do julgamento.
O PT só esperava o fim das eleições para sair em defesa dos réus do partido. O STF condenou o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares por corrupção ativa e formação de quadrilha, mas ainda não fixou as penas.
Além deles, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), ex-presidente da Câmara, foi condenado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. “A minha expectativa é que eles não sejam condenados a penas privativas de liberdade”, afirmou na segunda (29) o deputado Rui Falcão, presidente do PT.
“Todos eles têm serviços prestados ao País.” Falcão negou que a nota a ser divulgada pelo PT contenha a defesa da regulação da mídia. “Não vamos tomar esse debate como revanche”, afirmou ele. “Isso seria tolice.”
O presidente do PT disse ser difícil mensurar o impacto do julgamento do mensalão nas candidaturas do partido.
Apesar de comemorar a vitória de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo e a expressiva votação da legenda - que governará 27,6 milhões de eleitores -, Falcão declarou que “se não fosse essa campanha (pela condenação dos réus do mensalão), poderíamos ter obtido resultados ainda melhores”. 

Compartilhe este artigo :

.

 
"
Design: Jmiguel | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012
"