.

Manual para escalar montanhas

Blog de Paulo Coelho


Vale de Aosta, Montblanc


Muito interessante este Manual do Paulo Coelho. Retrata de certa forma a sabedoria para escalarmos as montanhas da vida; muitas vezes nunca estamos atentos para os obstáculos que iremos encontrar ao longo do caminho, cuja dificuldade dependerá da caminhada e da nossa necessidade de aprimoramento para atingirmos o topo da montanha.



A] Escolha a montanha que deseja subir: não prestar atenção ao que as outras pessoas dizem como “um que é mais bonito” ou “esta é mais fácil”. Você irá gastar muita energia e muito entusiasmo para atingir seu objetivo, então você é o único responsável, e deve ter certeza do que você está dizendo.

B) Saiba como chegar perto disso: montanhas são muitas vezes vistos de longe – bela, interessante, cheia de desafios. Mas o que acontece quando tentamos aproximar? As estradas a circundam existem florestas entre você e seu objetivo, o que parecia tão claro no mapa é difícil na vida real. Portanto, tente todos os caminhos e todas as trilhas, até que um dia você esta em frente ao topo que pretende atingir.
C] Aprenda com quem já esteve lá em cima: não importa o quanto você se sentir única, há sempre alguém que teve o mesmo sonho antes, e terminou deixando marcas que podem facilitar a caminhada ; lugares onde colocar a corda, picadas, galhos quebrados para facilitar a marcha. A caminhada é sua, a responsabilidade também, mas não se esqueça que a experiência alheia ajuda muito.
D] Quando visto de perto, os perigos são controláveis: quando você começa a subir amontanha dos seus sonhos, preste atenção os arredores. Há despenhadeiros, claro. Há fendas quase imperceptíveis na rocha da montanha. Há pedras tão polidas pelas tempestades que se tornam escorregadias como gelo. Mas se você souber onde está colocando cada pé, irá notar as armadilhas, e como contorná-las.
E] A paisagem muda, portanto aproveite: claro, você tem que ter um objetivo em mente – para chegar ao topo. Mas, como você vai subindo, mais coisas podem ser vistas, e não é de se preocupar em parar de vez em quando e desfrutar o panorama ao redor. A cada metro conquistado, você pode ver um pouco mais longe, e aproveite isso para descobrir coisas que você ainda não tinha percebido.
F] Respeite seu corpo: só consegue subir uma montanha quem dá ao corpo a atenção que merece. Você tem todo o tempo que a vida lhe concede, desde que você caminhe sem exigir o que não pode ser concedido. Se você for muito rápido você vai ficar cansado e desistir na metade do caminho. Se você for muito lento, a noite vai cair e você estará perdido. Aproveite a paisagem, desfrute a água fresca dos mananciais e das frutas que a natureza generosamente lhe dá, mas continue andando.
G] Respeite sua alma: não fique repetindo “eu vou fazer isso”. Sua alma já sabe isso, o que precisa é usar a longa viagem para poder crescer, estender-se pelo horizonte, atingir o céu. Uma obsessão não ajuda em nada para chegar ao seu objetivo, e termina por tirar o prazer da escalada. Mas atenção: também, não fique repetindo “é mais difícil do que eu pensava”, porque isso o fará perder a força interior.
H] Esteja preparado para subir um quilômetro mais: o caminho até o topo da montanha é sempre maior do que você pensa. Não se engane, o momento vai chegar quando o que parecia tão perto ainda está muito longe. Mas desde que você estava preparado para ir além, isso não realmente um problema.
I] Seja feliz quando você chegar ao topo: gritos, bater palmas, gritar aos quatro ventos que você fez isso, deixe o vento – o vento é sempre explodindo lá – purifique sua mente, refresque seus pés suados e cansados, abra seus olhos, limpe a poeira do seu coração. É tão bom, o que era apenas um sonho antes, uma visão distante, agora é parte da sua vida, você fez isso!
J] Faça uma promessa: agora que você descobriu uma força que nem sequer conhecia, dizer-se que a partir de agora você vai usar essa força para o resto de seus dias. De preferência, prometa também descobrir outra montanha, e partir para uma nova aventura.
L] Conte sua história: sim, conte sua história! Dê seu exemplo. Diga a todos que é possível, e outras pessoas, então, ter a coragem de enfrentar suas próprias montanhas.


Compartilhe este artigo :

.

 
"
Design: Jmiguel | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012
"