.

Saúde pública não é só médico

A importância desses profissionais é enorme. Porém o ideal é nem precisar recorrer a eles. O médico é a ponta da cadeia chamada Saúde Pública

MARCOS LUCENA
A importância desses profissionais é enorme. Porém o ideal é nem precisar recorrer a eles. O médico é a ponta da cadeia chamada Saúde Pública. Quem pensar que enchendo o país de médicos se atingirá a "cura" da Saúde Pública está enganado.
Já que o assunto é cura, quem não conhece o famoso dito popular que sabiamente apregoa "prevenir é melhor do que remediar"? Então por que não investir na medicina preventiva ao invés de precisar curar doentes? Uma pessoa bem alimentada, com todas as vitaminas necessárias em níveis adequados, com vacinação em dia, dificilmente ficará doente e precisará recorrer a atendimentos emergenciais.
Para quem acredita que a solução para a Saúde Pública seja encher o país de médicos, deve lembrar que esse abrangente ramo engloba o estudo de história, geografia, estatística, biologia, matemática, economia, entre outras áreas.
Saúde pública é melhorar o poder de compra da população, para que todos tenham alimentação adequada.
Saúde pública é investir em pesquisa para melhoria ou descoberta de novas vacinas.
Saúde pública é investir em saneamento básico para que não se tenha pessoas em contato com esgoto a céu aberto, o que facilita a proliferação de doenças.
Saúde pública é investir em condições de moradia adequadas, com ambientes arejados e ensolarados, ao invés de maquear comunidades carentes, afinal, "em casa que entra sol não entra médico".
Saúde Pública é melhorar a mobilidade urbana, para que a população tenha equilíbrio entre trabalho e lazer.
Saúde pública é conscientizar sobre a quantidade de filhos a serem gerados.
Definitivamente, Saúde Pública não é só médico.
Compartilhe este artigo :

.

 
"
Design: Jmiguel | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012
"