.

O poder das redes sociais nas eleições de 2018

As campanhas eleitorais deste ano serão marcadas pelo poder das redes sociais.

Essas ferramentas de comunicação e interação social são canais poderosos na disseminação de ideias e propostas em que candidatos e militantes digitais não medirão esforços para por meio delas conquistar os votos de um eleitorado totalmente descrente do processo político.

Obviamente, as redes sociais poderão ser usadas também para difundir mentiras e leviandades a torto e a direito impunemente, asseguradas pelo anonimato já que a legislação regulatória no mundo virtual ainda tem caráter fragmentário e pouca ou quase nenhuma especificidade efetiva no campo jurisdicional como ocorre no mundo presencial.

Não obstante, é preciso compreender que as redes sociais passaram a ter papel fundamental na transformação da sociedade, não só no que diz respeito à informação, mas também como opção de interação e relacionamentos a exemplos do facebook, twitter, instagram, blogs etc.

Todavia, essas ferramentas deveriam ser usadas mais efetivamente com visão educativa, no sentido de fazer a diferença com relação a outras ferramentas tradicionais de comunicação de massa, porém não é bem isso que se observa cotidianamente.

A expectativa é de que as próximas eleições possam ser uma oportunidade de fomentar o debate de projetos, ideias e a discussão dos problemas que afligem à sociedade brasileira no seu dia a dia de forma responsável e propositiva.

Será portanto um modo novo e menos chato de participar do processo político, pois ao navegar pelas redes sociais o internauta terá oportunidade de, concomitantemente emitir opinião, sugerir, criticar, elogiar propostas e projetos dos seus candidatos, bem como formar opinião com senso critico e independente, respeitando sempre o contraditório e os princípios filosóficos que norteiam os aspectos da política no sentido mais amplo da palavra, tão importantes para o enriquecimento do debate e o aprimoramento do processo político e democrático.


JMiguel



Compartilhe este artigo :

.

 
"
Design: Jmiguel | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012
"