.

Sociedade doente


"Quando nos adaptamos a uma sociedade doente, nos tornamos combalidos"
(Laene Ribeiro)
...................................

Somos uma sociedade doente que não é capaz de reconhecer sua própria doença

A reflexão que se pode tirar desse episódio é entender o quanto somos vítimas de um sistema cruel que nos instrumentaliza ao ponto de nos roubar a própria consciência dada pelo bom senso.
Estamos perdendo de maneira rápida e espantosa a sensibilidade de perceber de que a sociedade é constituída de pluralidades de classes, e que essas classes precisam estar respeitosamente interconectadas para a sustentabilidade de uma estrutura social equilibrada e pacífica.
Não podemos esquecer de que as agruras de muitos são resultados da insensibilidade e do egoísmo de tantos outros.
Voltando ao episódio da criança, vítima de discriminação, induz-se a imaginar de que o próprio Segurança, que também é vítima desse sistema massificador e moedor de gente, que "coisifica" as pessoas tornando-as objeto-escravas de si mesmas, não foi capaz de enxergar através do menino pedinte o quanto somos vítimas de uma estrutura social desumana.
A falta de oportunidade para se inserir no mercado de trabalho; a ausência de uma política de educação pública de qualidade e inclusiva; a falta de uma saúde pública ampla e de qualidade; e a (in) segurança pública que remete às pessoas a viverem sob o pânico do medo, podem nos levar ao caos social, restando chegar ao ponto desesperador de quem nada tem, invadir as residências de quem tem, o intuito de roubar comida em nome da sua própria sobrevivência. Então, aí seria o fim.
Precisamos curar urgentemente da nossa saúde “psicossocial” e buscar por ações de solidariedade, de respeito e tolerância às diferenças, o caminho da harmonia enxergando no outro o próximo com quem temos que somar e não o indiferente para o qual tudo deve ser negado.

JMiguel


Compartilhe este artigo :

.

 
"
Design: Jmiguel | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012
"