.
DESTAQUE:
print this page
Última Postagem:

Bom Jesus da Lapa: Homem é acusado de cometer 20 estupros

Foi preso nesta quarta-feira (30) um homem acusado de estuprar mais de vinte mulheres. Marconildo de Jesus Santos, 28, é conhecido como “Estuprador de Candeias” e possuía dois mandados de prisão preventiva em aberto, um por assalto e outro or estupro. Ele foi preso em Bom Jesus da Lapa, no Vale São-Franciscano, em um hotel, por investigadores da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Bom Jesus da Lapa).  Marconildo foi reconhecido por cinco vítimas que foram até a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, ele utilizava facas para ameaçar as mulheres e as estuprar, além de agredi-las dando socos e pontapés. Marconildo é acusado de violentar sexualmente uma mulher diante do marido, após amarrar este em uma árvore. O casal ainda teve pertences roubados. Ele já possui diversas passagens pela 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista) e é apontado como autor de assaltos e arrombamentos a casas. No ano passado, ele já havia sido detido, mas conseguiu fugir da cadeia. Marconildo foi encaminhado para o Presídio Nilton Gonçalves. Politica Livre
0 comentários

Luiz Gonzaga e sua história

Gonzagão, Rei do Baião

Luiz‘Lua’ Gonzaga ‘Gonzagão’ do Nascimento – conhecido como o Rei do baião.  Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba, triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós de pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).



Início de vida
Luís Gonzaga do Nascimento nasceu numa sexta-feira no dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe, a 12 km de Exu (extremo oeste do estado de Pernambuco, a 610 km do Recife e a 80 km de Juazeiro do Norte, Ceará), segundo filho de Ana Batista de Jesus (‘Mãe Santana’) e oitavo de Januário José dos Santos (“Seu Januário”). O padre José Fernandes de Medeiros o batizou na matriz de Exu em 5 de janeiro de 1913.

Deveria ter o mesmo nome do pai, mas na madrugada em que nasceu seu pai foi para o terreiro da casa, viu uma estrela cadente e mudou de idéia. Era o dia de São Luiz Gonzaga no mês do Natal, o que explica a adoção do sobrenome "Nascimento".

O lugar natal é no sopé da Serra do Araripe, e inspiraria uma de suas primeiras composições, "Pé de Serra". Seu pai trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão; também consertava o instrumento. Foi com ele que Luiz aprendeu a tocar. Não era adolescente ainda quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião.  A canção emblemática de sua carreira foi  Asa Branca, composta em 1947 em parceria com o advogado e cearense Humberto Teixeira.

Antes dos dezoito anos Luiz teve sua primeira paixão: Nazarena, uma moça da região. Foi rejeitado pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, que não o queria para genro e ameaçou-o de morte. Mesmo assim Luiz e Nazarena namoraram algum tempo escondidos e planejavam o futuro. Januário e Santana lhe deram uma surra ao descobrirem que ele se envolveu com a moça. Revoltado por não poder casar-se com a moça, e por não querer morrer nas mãos do pai dela, Luís Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército no Crato, Ceará. Durante nove anos viajou por vários estados brasileiros, como soldado, sem dar notícias à família. Não teve mais nenhuma namorada, passando a ter amantes, até se casar.

Carreira
Em Juiz de Fora, Minas Gerais, conheceu Domingos Ambrósio, também soldado e conhecido na região pela sua habilidade como acordeonista. A partir daí começou a se interessar pela área musical.

Em 1939, deu baixa do exército na cidade do Rio de Janeiro.  Estava decidido a se dedicar à música. Na então capital do Brasil, começou por tocar nas áreas de prostituição da cidade. No início da carreira, apenas solava acordeão em choros, sambas, foxtrotes e outros gêneros da época. Seu repertório era composto basicamente de músicas estrangeiras que apresentava, sem sucesso, em programas de calouros. Apresentava-se com o típico figurino do músico profissional: paletó e gravata. Até que, em 19041, no programa de Ary Barroso, foi aplaudido executando Vira e Mexe, com sabor regional, de sua autoria.  O sucesso lhe valeu um contrato com a gravadora Victor, pela qual lançou mais de 50 músicas instrumentais. Vira e mexe foi a primeira música que gravou em disco.

Veio depois sua primeira contratação, pela Rádio Nacional. Lá conheceu o acordeonista gaúcho Pedro Raimundo, que usava os trajes típicos da sua região. Daí surgiu à idéia de apresentar-se vestido de vaqueiro, figurino que o consagrou como artista.

Em 11 de abril de 1945, gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: a mazurca Dança Mariquinha em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.

Também em 1945, uma cantora de coro chamada Odaléia ‘Léia’ Guedes dos Santos deu à luz um menino, no Rio. Luís Gonzaga mantinha um caso havia meses com a moça, iniciados quando já estava grávida. Sabendo que sua amante seria mãe solteira, assumiu a paternidade da criança, adotando-o e dando-lhe seu nome: Luís Gonzaga do Nascimento Júnior.

Odaléia, que além de cantora de coro era sambista, foi expulsa de casa por ter engravidado do namorado, que não assumiu a criança. Foi parar nas ruas, até ser ajudada, descobrindo-se seu talento para cantar e dançar, passando a se apresentar em casas de samba no Rio, quando conheceu Luiz.  A relação com Luiz era conflituosa e, após o nascimento do menino, piorou, com muitos ciúmes, separaramse com menos de 2 anos de convivência. Léia criou o filho, e Luiz os visitava.

Em 1946 voltou pela primeira vez a Exu (Pernambuco), e reencontraram seus pais, Januário e Santana, que havia anos não sabiam nada sobre o filho e sofreram muito esse tempo todo. O reencontro com seu pai é narrado em sua composição Respeita Januário, em parceria com Humberto Teixeira.

Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti, professora que se tornara sua secretária particular, e por quem se apaixonou. O casal permaneceu até o fim da vida de Luiz. Não tiveram filhos biológicos, por Helena não poder engravidar, mas adotaram uma menina, a quem batizaram de Rosa.

Nesse mesmo ano Léia morreu de turbeculose, para desespero de Luiz. O filho deles, apelidado de Gonzaguinha, ficou órfão com 2 anos e meio. Luiz queria levar o menino para morar com ele e Helena, e pediu para a mulher criá-lo como se fosse dela, mas Helena não aceitou, juntamente com sua mãe, Marieta, que achava aquilo um absurdo, já que o menino nem era filho verdadeiro dele. Luiz não viu saída: entregou o filho para os padrinhos da criança, Leopoldina e Henrique Xavier Pinheiro, criarem-no no Morro do São Carlos. Luiz sempre visitava a criança e a sustentava financeiramente. Xavier o considerava filho de verdade e lhe ensinava viola, e o menino teve em Dina uma mãe.

Vida pessoal e família
Luiz não se dava bem com o filho, apelidado de Gonzaguinha. Passou a não ver mais o filho em sua infância, e sempre que o via brigavam. Achava que ele não teria um bom futuro, imaginando que se tornaria um malandro ao crescer, já que o menino tinha amizades ruins no morro, vivendo com malandros tocando viola pelos becos da favela. Dina tentava unir pai e filho, mas Helena não gostava da proximidade deles, e passou a espalhar para todos que Luís era estéril e não era o pai de Luizinho. Luiz sempre desmentia, já que não queria que ninguém soubesse que o menino era seu filho somente no registro civil. Amava o menino de fato, independente de não ser seu filho de sangue.

Na adolescência, o jovem se tornou rebelde: não aceitava ir morar com o pai, já que amava os padrinhos e odiava ser órfão de mãe, e dizia sempre que Luiz não era seu pai biológico, o que o entristecia. Helena detestava o menino e vivia implicando com ele, humilhando-o, e por isso Gonzaguinha também não gostava da madastra, o que os afastou e causou mais brigas entre pai e filho, já que Luiz dava razão à esposa. Não vendo medidas, internou o jovem em um colégio, para desespero de Dina e Xavier. Gonzaguinha contraiu tuberculose aos 14 anos e quase morreu. Aos 16, Luiz pegou-o para criar e o levou a força para a Ilha do Governador onde morava, mas por ser muito autoritário e a esposa destratar o garoto, o que gerava brigas entre Luiz e Helena, Gonzaga mandou o filho de volta ao internato.

Ao crescer, a relação ficou mais tumultuada, pois o filho se tornou um malandro, viciado em bebidas alcoólicas. Gonzaguinha resolveu se tratar e concluiu a universidade, tornandose músico como o pai. Pai e filho ficaram mais unidos quando, em 1979, viajaram o Brasil juntos, compondo juntos. Tornaramse, enfim, amigos.
Era maçom e compôs "Acácia Amarela" com Orlando Silveira. Foi iniciado na Loja Paranapuam, Ilha do Governador, em 3 de abril de 1971.

Últimos anos, morte e legado
Luiz Gonzaga sofreu de osteoporose por anos. Morreu vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Foi velado em Juazeiro do Norte (a contragosto de Gonzaguinha, que pediu que o corpo fosse levado o mais rápido possível para Exu, irritando várias pessoas que iriam ao velório e tornando Gonzaguinha perno non grata em Juazeiro do Norte) e posteriormente sepultado em seu município natal.

Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga que fica no complexo de Paulo Afonso-BA é uma homenagem ao cantor.

Em 2012, foi tema do carnaval da GRES Unidos da Tijuca, com o enredo "O Dia em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão", fazendo com que a escola ganhasse o carnaval carioca deste respectivo ano.

Ana Krepp da Revista da Cultura escreveu: "O rei do baião pode ser também considerado o primeiro rei do pop no Brasil. Pop, aqui, empregado em seu sentido original: o de popular. De 1946 a 1955, foi o artista que mais vendeu discos no Brasil, somando quase 200 gravados. 'Comparo Gonzagão a Michael Jackson. 

Ele desenhava as próprias roupas e inventava os passos que fazia no palco com os músicos', ilustra [o cineasta] Breno [Silveira, diretor de Gonzaga — De pai para filho

Foi o cantor e músico também o primeiro a fazer uma turnê pelo Brasil. Antes dele, os artistas não saíam do eixo Rio - SP. Gonzagão gostava mesmo era do showbizz: viajar, fazer shows e tocar para platéias do interior.

Em 2012, o filme de Breno Silveira, Gonzaga, de Pai pra Filho, narrando a relação conturbada de Luiz com o filho Gonzaguinha, em três semanas de exibição já alcançara a marca de 1 milhão de espectadores.

 
>>> Link para acessar o  Memorial do Luiz


*Pesquisa/reprodução:  JMiguel.


0 comentários

Um dia na história


Hoje, 31 de janeiro, comemora o aniversário de posse de três ex-presidentes do Brasil. Dois deles ainda são lembrados como os maiores presidentes que o Brasil já conheceu.


Getúlio Vargas



Getúlio Dorneles Vargas nasceu em São Borja-RS, no dia 19 de abril de 1882 e faleceu no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1954. Foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930 que pôs fim à República Velha, depondo seu 13º e último presidente - Washington Luís - impedindo a posse do presidente eleito em 1º de março de 1930, Júlio Prestes.

Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro de 15 anos ininterruptos, de 1930 a 1945, e dividiu-se em três fases:
1) de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório";
2) de 1934 e 1937, governou o país como presidentes da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembléia Nacional Constituinte de 1934;
3) de 1937 a 1945, enquanto durou o Estado Novo, implantado após um golpe de estado.

No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por três anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1944, quando se matou.
Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres", frase bíblica (livro de Jó-29:16) e título criado pelo seu Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, enfatizando o fato de Getúlio ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras.

A sua doutrina e seu estilo político foram denominados de "getulismo" ou "varguismo". Os seus seguidores, até hoje existentes, são denominados "getulistas". As pessoas próximas o tratavam por "Doutor Getúlio", e as pessoas do povo o chamavam de "O Getúlio", e não de "Vargas".
Suicidou-se em 1954 com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Getúlio Vargas foi um dos mais controvertidos políticos brasileiros do século XX.

Sua influência se estende até hoje. A sua herança política é invocada por pelos menos dois partidos políticos atuais: O Partido Democrático Trabalhista (PDT) e O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

POSSE DE VARGAS - 1951




Juscelino Kubitschek


Juscelino Kubistchek de Oliveira nasceu em Diamantina-MG, no dia 12 de setembro de 1902 e faleceu em Resende-RJ, no dia 22 de agosto de 1976, foi um médico e político brasileiro.

Conhecido como JK, foi prefeito de Belo Horizonte (1940-1945), governador de Minas Gerais (1951-1955), e presidente do Brasil entre 1956 e 1961.

Foi o primeiro presidente do Brasil a nascer no século XX. Foi o último político mineiro eleito para a presidência da república pelo voto direto, antes de Dilma Rousseff. Casado com Sarah Kubitschek, com quem teve a filha Márcia Kubitschek de Oliveira e adotaram a Maria Estela Kubitschek, foi o responsável pela construção de uma nova capital federal, Brasília, executando, assim, um antigo projeto, já previsto em três constituições brasileiras, da mudança da capital federal do Brasil para promover o desenvolvimento do interior do Brasil e a integração do país.

Durante todo o seu mandato como presidente da República (1956-1961), o Brasil viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros.

POSSE  DE JUSCELINO KUBITSCHEK - 1956 




Jânio Quadros


Jânio da Silva Quadros nasceu em Campo - MS, no dia 25 de janeiro de 1917 e faleceu no dia 16 de fevereiro de 1992 em São Paulo, foi um político e o vigésimo segundo presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961, data em que renunciou. Em 1985 elegeu-se prefeito de São Paulo pelo PTB. Foi o único sul-mato-grossense presidente do Brasil.

Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, abrindo banca na capital paulista em 1943, logo após a sua graduação.

Foi professor de Geografia no tradicional Colégio Dante Alighieri e Colégio Vera Cruz, considerado excelente professor. Tempos depois, lecionou Direito Processual Penal na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Elegeu-se prefeito de São Paulo, o que caracterizou uma grande façanha, pois enfrentou um enorme arco de partidos, assim composto: PSP-PSD-UDN-PTB-PRP-PR-PL. Exerceu a função de 1953 a 1955, licenciando-se do cargo em 1954, durante a sua campanha para governador. Seu vice, que exerceu interinamente o cargo, foi José Porfírio da Paz, que também foi autor do hino do São Paulo Futebol Clube.

Candidato da aliança PTN-PSB ganhou o pleito sobre o favorito Ademar de Barros (um de seus maiores inimigos políticos) por uma pequena margem de votos, de cerca de 1%. Sua gestão foi entre 1955 e 1959. 

A presidência da República seria o passo a seguir, mas, no final de 1958, para não passar um "tempo ocioso" na política, candidatou e elegeu-se deputado federal pelo estado do Paraná, com o maior número de votos, mas não assumiu o mandato. Em lugar disso, preparou sua candidatura à presidência, com apoio da União Democrática Nacional (UDN). Utilizou como mote da campanha o "varre, varre vassourinha, varre a corrupção", cujo jingle tinha como versos iniciais:

        Varre, varre, varre, varre vassourinha / varre, varre a bandalheira / 
        que o povo já tá cansado / de sofrer dessa maneira / Jânio Quadros é
        a esperança desse povo abandonado!

Foi eleito presidente em 3 de outubro de 1960, pela coligação PTN-PDC-UDN-PR-PL, para o mandato de 1961 a 1965, com 5,6 milhões de votos - a maior votação até então obtida no Brasil - vencendo o marechal Henrique Lott de forma arrasadora, por mais de dois milhões de votos. Porém não conseguiu eleger o candidato a vice-presidente de sua chapa, Milton Campos (naquela época votava-se separadamente para presidente e vice). Quem se elegeu para vice-presidente foi João Goulart, do Partido Trabalhista Brasileiro. Os eleitos formaram a chapa conhecida como chapa Jan-Jan.

O dia 21 de agosto de 1961 Jânio Quadros assinou uma resolução que anulava as autorizações ilegais outorgadas a favor da empresa Hanna e restituía as jazidas de ferro de Minas Gerais à reserva nacional. Quatro dias depois, os ministros militares pressionaram a Quadros a renunciar: «Forças terríveis se levantaram contra mim…», dizia o texto da renuncia.

De acordo com Auro de Moura Andrade, as razões de seu ato, citado em sua carta renúncia, entregue ao ministro da Justiça Oscar Pedroso Horta, foram:
Fui vencido pela reação e, assim, deixo o Governo. Nestes sete meses, cumpri meu dever. Tenho-o cumprido, dia e noite, trabalhando infatigavelmente, sem prevenções nem rancores. Mas, baldaram-se os meus esforços para conduzir esta Nação pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, o único que possibilitaria o progresso efetivo e a justiça social, a que tem direito o seu generoso povo.
Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou indivíduos, inclusive, do exterior. Forças terríveis levantam-se contra mim, e me intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranqüilidade, ora quebradas, e indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio mesmo, que não manteria a própria paz pública. Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes e para os operários, para a grande família do País, esta página de minha vida e da vida nacional. A mim, não falta a coragem da renúncia.
Saio com um agradecimento, e um apelo. O agradecimento é aos companheiros que, comigo, lutaram e me sustentaram, dentro e fora do Governo e, de forma especial, às Forças Armadas, cuja conduta exemplar, em todos os instantes, proclamo nesta oportunidade.
O apelo é no sentido da ordem, do congraçamento, do respeito e da estima de cada um dos meus patrícios para todos; de todos para cada um.
Somente, assim, seremos dignos deste País, e do Mundo.
Somente, assim, seremos dignos da nossa herança e da nossa predestinação cristã.
Retorno, agora, o meu trabalho de advogado e professor.
Trabalhemos todos. Há muitas formas de servir nossa pátria.
Brasília, 25-8-61.
a) J. Quadros

POSSE DO PRESIDENTE JÂNIO QUADROS - 1961


 Pesquisa/reprodução: JMiguel
0 comentários

Embasa: inscrições para programa de estágio

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) inicia nesta quarta-feira (30) as inscrições para o Programa de Estágio 2013. Desenvolvido pela própria empresa, o programa abre oportunidades para cargos de nível médio, técnico e superior, tanto em Salvador como em 36 localidades do interior do estado. O processo seletivo será realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA) e será dividido em três etapas: recrutamento, triagem curricular e entrevista. Os alunos interessados devem enviar sua inscrição para o endereço ielembasa@gmail.com até o dia 22 de fevereiro. Os editais com as informações estarão disponíveis no site do IEL (www.ielestagio.org.br) a partir do dia 30. Para participar do processo, os alunos deverão ter pelo menos 50% do curso concluído. Com carga horária de 4 horas diárias, os estudantes recebem auxílio transporte e bolsa auxílio que varia de R$ 210 a R$ 350. Fonte: Portal de Botuporã.
0 comentários

Uneb e Secopa abrem 210 vagas em cursos gratuitos de espanhol e inglês


Vagas são destinadas a estudantes com idade a partir de 16 anos



A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) estão oferecendo 210 vagas para cursos gratuitos de espanhol e inglês. As vagas são destinadas a estudantes com idade a partir de 16 anos.

A inscrição para turmas de espanhol deve ser feita até o dia 6 de fevereiro, na sede do Núcleo de Estudos Hispânicos (Nehis), parceiro da iniciativa, no Campus I da Uneb, em  Salvador.

As aulas vão ser ministradas no período de 18 de fevereiro a 31 de maio no Colégio Polivalente do Cabula (CPC), nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, no Colégio Thales de Azevedo, nas segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, e no Departamento de Ciências da Vida (DCV), aos sábados, das 13h às 17h.

O Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) está com 105 vagas abertas – distribuídas em três turmas – para o curso de inglês. Os interessados devem se inscrever entre os dias 1º e 6 de fevereiro, das 9h às 12h e das 14h às 17h30, na sede do núcleo. Para se inscrever é necessário ter em mãos as cópias do comprovante de residência, RG e CPF.

As aulas, que acontecem entre os dias 18 de fevereiro e 31 de maio, vão ser realizadas no Instituto Central de Cidadania, localizado no bairro de Pernambués, nas terças e quartas-feiras, das 9h às 11h, no Colégio Thales de Azevedo, nas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, e no Campus I da Uneb, aos sábados, das 8h às 12h. Fonte: Ibahia



0 comentários

Elevador Lacerda volta a operar com quatro cabines, anuncia Transalvador


As quatro cabines do Elevador voltam a funcionar nesta quarta-feira (30), com a operação das duas cabines que estavam paradas para modernização e climatização desde setembro, segundo a Transalvador. Inicialmente, o órgão estimava a entrega das cabines reformadas no final do ano passado. No entanto, a falta de peças e equipamentos causou o atraso. Em seguida, outro ascensor teve problemas no gerador e parou. Com isso, o Elevador Lacerda funcionou recentemente com somente uma das suas quatro cabines. Fonte: BN
0 comentários

Sobe preço da gasolina e do diesel


A Petrobras anunciou na noite desta terça-feira (29/1) um aumento de 6,6% no preço da gasolina comum (Gasolina A) e de 5,4% no preço do óleo diesel nas refinarias da companhia em todo o país a partir da meia-noite do dia 30.
A nota conclui que o reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia de buscar alinhar os preços dos derivados aos vigentes no mercado internacional.
Segundo nota da estatal, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste, não incluem os tributos federais como a Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.
O último reajuste anunciado pela estatal para a gasolina ocorreu em 25 de junho do ano passado, quando o tipo comum do produto subiu 7,83% nas refinarias. Na ocasião, o óleo diesel foi reajustado em 3,94%, também sem a incidência dos tributos federais e estadual.
Naquela ocasião, no entanto, o aumento não chegou ao bolso do consumidor final uma vez que o governo, para manter a inflação sobre controle, zerou a alíquota da Cide.
No caso do óleo diesel, no entanto, a Petrobras voltou a anunciar um novo aumento de 6%, que passou a vigorar no dia 16 de julho de 2012, nas refinarias da estatal. Fonte: TB
0 comentários

Reforma Ortográfica é adiada para 2016

O governo federal adiou para 2016 a obrigatoriedade do uso do novo acordo ortográfico. As novas regras, adotadas pelos setores público e privado desde 2008, deveriam ser implementadas de forma integral a partir de 1º de janeiro de 2013. Com o adiamento de três anos, um espaço é aberto para novas discussões sobre o assunto. De acordo com o professor piauiense de letras, Ozias Lima, o Acordo Ortográfico, aprovado em 1990 e assinado em setembro de 2008 aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contém 52 erros. Havia um cronograma com tolerância de quatro anos até dezembro de 2012, para aplicação do acordo, período em que as duas formas de escrever seriam aceitas. Leia mais>
0 comentários

Interdição temporária da Via Parafuso

A Concessionária Bahia Norte informa que a partir das 22h desta quarta-feira, 30 de janeiro, a Via Parafuso será interditada no trecho sobre o rio Joanes, até às 5h da quinta-feira, dia 31. O motivo é o lançamento de cinco vigas da ponte do rio Joanes, que está em processo de duplicação ao longo dos 25km.

No período da instalação, a Bahia Norte orienta os motoristas com destino Camaçari/Salvador a utilizarem a BA-512, saindo na BA-093 e acessando a BR-324. 

No sentido Salvador/Camaçari, os motoristas poderão utilizar a BA-099 ou seguirem pela BR-324, saindo na BA-093 e acessando a BA-512. Fonte: Chesf/ASV.




0 comentários

Bombeiros retomam operação para resgatar corpo de garota em cisterna


Namorado da adolescente de 14 anos diz que matou e jogou vítima no local. Caso ocorreu no domingo (27), em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia.

isterna onde está corpo de jovem (Foto:
Anderson Oliveira/ Blog do Anderson)
Equipes do 7º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) retomaram, por volta das 9h desta terça-feira (29), os trabalhos para resgatar o corpo de uma adolescente de 14 anos que teria sido jogado pelo namorado dela em uma cisterna da zona rural de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia.
De acordo com os bombeiros, o corpo ainda não foi localizado. Durante a operação de resgate realizada durante toda a segunda-feira (28), os bombeiros não conseguiram ter acesso ao corpo. Segundo informações do 7º GBM, a cisterna tem 18 metros de profundidade e está com o nível de água alto, além de ter pedras também.
A polícia informou que o suspeito de matar e jogar a adolescente na cisterna, o jovem de 20 anos que namorava com ela, afirmou aos policiais que jogou a garota no local. O crime ocorreu no domingo (27). O suspeito foi preso em flagrante no mesmo dia. Segundo a polícia, ele confessou o crime. Na segunda-feira, após prestar depoimento, o namorado da adolescente morta foi encaminhado ao Presídio Nilton Golçalves, onde permanecerá à disposição da Justiça. De acordo com o delegado Neuberto Souza Costa, titular da Delegacia de Homicídios de Vitória da Conqusita, o suspeito vai responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.
O caso
De acordo com o delegado Souza Costa, o suspeito disse ter agredido a garota após uma briga. "Ele relatou que ela perdeu os sentidos e ele jogou o corpo dela na cisterna", afirmou o delegado.G1

0 comentários

Em encontro com prefeitos, Dilma anuncia mais de R$ 66 bilhões para municípios


Durante a abertura do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, nesta segunda-feira (28), a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância da ação conjunta entre governo federal e municípios para que o “Brasil seja um país muito mais justo e desenvolvido”. A presidenta anunciou R$ 66,8 bilhões de recursos novos para investimentos em diferentes áreas, como saneamento, pavimentação e mobilidade.
“Vocês terão, logo no início do mandato, ainda neste ano de 2013, em torno de 66,8 bilhões de recursos novos para investimentos em diferentes áreas. São R$ 35,5 bilhões para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana, selecionadas no final de 2012. (…) São recursos novos. Além disso, hoje abrimos nova seleção para investimentos, que somaram mais R$ 31,3 bilhões. Também aqui não há tempo a perder, e será necessário elaborar os projetos o mais rápido possível”, detalhou Dilma.
Para a presidenta, o momento atual é de consolidação de um novo patamar das relações federativas e que é necessário desenvolver ainda mais o diálogo entre governo federal e municípios. Dilma ainda destacou as oportunidades para municípios com até 50 mil habitantes, que poderão concorrer a, no mínimo, mais 135 mil moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Os prefeitos terão acesso a construção de quadras poliesportivas, com a queda das exigências para qualificação, de 500 alunos para 100, e também poderão se habilitar para a construção de creches oferecidas em 2011 e que ainda não foram contratadas.
0 comentários

Dilma inaugura Ponte Gilberto Amado em Sergipe

Ponte Gilberto Amado, interliga Aracaju a Salvador pela costa litorânea

A presidenta Dilma Rousseff inaurgura em Servipe nesta terça-feira (29) a Ponte Gilberto Amado, que faz a interligação do litoral sul do estado com o litoral norte da Bahia. 
De acordo com o governo de Sergipe, a construção – com 1.712 metros de extensão e 14,2 metros de largura sobre o Rio Piauí – é a maior ponte fluvial do Nordeste. Construída com recursos federais, por meio do Ministério do Turismo e do Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e contrapartida do governo do estado, a Ponte Gilberto Amado (entre os municípios de Estância e Indiaroba) recebeu investidos superiores a R$ 124 milhões.
A ponte faz parte do projeto de integrar todo o litoral do estado e reduz a distância entre Aracaju e Salvador aproximadamente em 30 km, com a ligação entre as duas capitais totalmente por via costeira. Além de encurtar distâncias, a Ponte Gilberto Amado deve ajudar a diminuir o fluxo de veículos que circulam na BR-101, que está sendo duplicada. 
Primo de Jorge Amado, Gilberto Amado nasceu em 1887 em Estância, próximo de onde a ponte será inaugurada hoje. Ele – que morreu em 1969, no Rio de Janeiro – foi jornalista, escritor, político e embaixador.Blog do Planalto


0 comentários

Quebrado, governo RN não reajusta salários e Justiça prende secretários

OBERY TEVE A PRISÃO DECRETADA, MAS ISSO NÃO ALTERA
 A DRAMÁTICA  SITUAÇÃO FINANCEIRA DO ESTADO
O procurador-geral do Estado do Rio Grande do Norte, Miguel Josino, oficializou o pedido de revogação de prisão dos secretários estaduais de Administração e Recursos Humanos, Antônio Alber da Nóbrega, e do Planejamento e Finanças, Francisco Obery Rodrigues Júnior, na noite desta segunda-feira (28). Os secretários tiveram a prisão decretada pelo desembargador Virgílio Macedo Júnior pelos pelos descumprimentos de decisões judiciais que determinam a concessão de reajuste salarial a servidores públicos estaduais. O governo potiguar está tecnicamente quebrado, é um dos que se encontram em maiores dificuldades financeiras. O pedido de revogação feito por Josino foi recebido pela desembargadora de plantão, Maria Zeneide Bezerra. Ela, porém, entendeu que o pedido poderia ter sido remetido no horário normal de expediente do Tribunal. Quem deve tomar a decisão é o desembargador Virgílio de Macedo Júnior, autor da decisão que determinou a prisão de Alber e Obery. Coluna do Cláudio Humberto.
0 comentários

Ex-presidente Lula chega a Cuba para participar de conferência

Lula é recebido por Ana Teresa González Fraga,
 vice-chanceler cubana

                                  Foto: EFE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta segunda-feira a Havana para participar da 3ª Conferência Internacional Pelo Equilíbrio do Mundo.
Lula deve participar amanhã da apresentação do livroOs últimos soldados da Guerra Fria, do escritor brasileiro Fernando Morais, em um dos atos da conferência inaugurada hoje em homenagem ao poeta e jornalista independentista cubano José Martí no 160º aniversário de seu nascimento.
Em sua chegada ao aeroporto internacional José Martí, o ex-governante foi recebido pela vice-chanceler cubana, Ana Teresa González Fraga, informou a agência estatal Prensa Latina, sem oferecer outros detalhes.
Esta é a segunda visita de Lula a Cuba desde junho de 2011, sua primeira viagem à ilha após concluir seu mandato. Como presidente visitou a maior das Antilhas em quatro ocasiões, a última delas em fevereiro de 2010.
Lula é um dos convidados da Conferência Internacional Pelo Equilíbrio do Mundo que reúne mais de 600 delegados procedentes de 44 países. Fonte: Terra.


0 comentários

Roberto Carlos enche navio, flerta com funk e promete disco







Roberto Carlos é o cara e está mais do que comprovado. Música como sucesso absoluto de novela em horário nobre, shows sempre lotados, cruzeiros marítimos superdisputados, e aos 72 anos, depois de escrever dezenas de canções sobre seu tema preferido, ainda não se sente plenamente satisfeito.
“Ainda quero fazer uma canção de amor que eu ainda não tenha feito, de uma forma mais sublime e mais forte”, confessou, na coletiva de abertura para a imprensa do projeto Emoções em Alto Mar, já em sua nona edição, agora no luxuoso transatlântico Costa Tavolosa. 
Roberto Carlos abriu na noite desse domingo (27) a nona edição do evento, no Rio de Janeiro. O público seleto de mil fãs no teatro da embarcação delirou com os sucessos de um dos maiores nomes da música brasileira. As apresentações foram divididas em três noites para que os 3 mil passageiros pudessem ver o Rei bem de perto.
Regido pelo maestro Eduardo Lages, a orquestra que acompanha Roberto Carlos subiu ao palco às 23h15, com introduções dos sucessos Como é Grande o Meu Amor por Você, e É Preciso Saber Viver. Dez minutos depois, as luzes se apagam para a entrada triunfal do Rei, que no solo de piano, abriu a apresentação com o clássico Emoções. 
Além da aparentemente eterna obsessão em falar sempre melhor sobre o amor, o Rei da música nacional tem a capacidade ainda de se reinventar. Para 2013, são três os projetos que ele pretende colocar em prática no prosseguimento de sua brilhante carreira. O primeiro será um disco com músicas remixadas por DJs, que promete incluir até elementos do funk. 
Sobre a segunda empreitada, Roberto Carlos explica que neste momento tem vontade “de fazer um disco em espanhol que há muito tempo eu não faço”. JB



0 comentários

Não aprendemos nada

Paulo Panossian

Na década de 50 do século passado, na parte superior de um sobrado na Rua Florêncio de Abreu, centro de São Paulo, funcionava um salão de danças ou, gafieira famosa na época, conhecida como Clube 28.  Quis o destino que um grande incêndio atingisse o local, matando 50 pessoas. Para adentrar ou sair desse sobrado havia apenas uma porta, e a escada era de madeira, onde mais de 250 pessoas se acotovelavam para curtir as noitadas. E esse incêndio configurava-se como o da maior tragédia no Brasil...
Passados quase 60 anos, mais outros episódios de triste lembrança, até fora do país, nossas autoridades nada aprenderam para garantir um mínimo de segurança à sociedade. E a prova disso está na tragédia que ocorreu na madrugada do último domingo em Santa Maria, RS, numa boate que só funcionava devido à total insanidade dos responsáveis. Mesmo sabendo que seu espaço interno poderia receber até 1.500 pessoas, deviam saber também que só havia uma porta tanto para entrar como para sair, sem janelas, sem condições para comportar a multidão de jovens que lá foram para se divertir na noite de sábado para domingo. Resultado: até aqui 231 jovens mortos e 75 feridos, alguns deles em estado desesperador.  
Agora a polícia está prendendo os músicos da banda devido ao uso de material pirotécnico, suposto causador do incêndio, e o dono da casa noturna. E o prefeito da cidade, o governador do estado, os responsáveis pelo Corpo de Bombeiros, não serão presos também? Esses são os verdadeiros culpados, porque não fiscalizam e permitem o funcionamento destes recintos sem as devidas precauções. Assim como permitem o funcionamento irregular também de muitas igrejas evangélicas espalhadas pelo Brasil afora, a troco de apoio político, sem que as condições de segurança sejam compatíveis com a legislação, colocando assim em alto risco milhares de fiéis.  
Este é o país do faz de conta. Se hoje quase somos proibidos de sair de casa porque os índices de violência são absurdamente altos, os nossos filhos também serão privados de frequentar suas justas noitadas ou, se as frequentarem, não teremos nós a certeza de que voltarão vivos para seus lares, porque as leis não se cumprem por absoluta inércia ou desinteresse das autoridades.
Para onde vão os fartos recursos dos contribuintes que são recolhidos ao fisco?  Será que apenas servem para orgia dos que dirigem as nossas instituições? Para se valerem de um sem-número de espertezas, como desvios de recursos, até para manutenção de suas amantes?
Austeridade e competência não são somente palavras para adornar o dicionário. Seu significado maior é nobre. Ou seja, é o de servir com dignidade também a nação, atendendo com celeridade e eficiência aos clamores da sociedade.  Inclusive, na área de segurança, para evitar tragédias horrorosas, como essa a que estamos assistindo, com a morte de tantos jovens. Que Deus conforte as famílias que nesta hora choram a morte e os ferimentos de seus queridos.
Jornal do BrasilPaulo Panossian é Jornalista
0 comentários

.

 
"
Design: Jmiguel | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012
"