.

As razões da popularidade de Chávez

Os indicadores econômicos e sociais da Venezuela indicam a popularidade de Hugo Chávez, o Presidente que buscou consolidar, através da revolução bolivariana, o chamado socialismo do século XXI. A semente foi plantada, o futuro a frutificará

A economia e os indicadores sociais da Venezuela na era Chávez justificam a sua popularidade.

O Produto Interno Bruto (PIB), em uma década com Chávez no poder, teve um incremento 94,7%, o que equivale um crescimento em torno de 13,5% ao ano.

Os indicadores mostram ainda que a maior parte do crescimento ocorreu não só no setor petroleiro, mas que o setor privado teve um crescimento maior que o setor público.

Na outra ponta a taxa de pobreza reduziu em mais da metade, de 54% para 26%, enquanto a pobreza extrema diminuiu em 72%.

Outro dado impressionante são os avanços na educação, particularmente na educação superior, com incremento nos índices de escolarização de mais que o dobro entre os anos escolares de 1999/2000 e 2007/2008.

Outro dado relevante é o que indica que os beneficiários do sistema de segurança social aumentaram para mais que o dobro e o gasto social real (corrigido pela inflação) por pessoa se incrementou em mais de três vezes entre 1998 e 2006.

Por tudo isso e muito mais é que Hugo Rafael Chávez Frías, o político e militar venezuelano, como líder da Revolução Bolivariana, advogava a doutrina bolivarianista, denominada de socialismo do século XXI.  Foi o 56º presidente Venezuelano e marcou a Venezuela em “antes e depois de Chávez”.  

Jmiguel

Fonte indicadores econômicos e sociais: Agencia Bolivariana de Noticias

Compartilhe este artigo :

.

 
"
Design: Jmiguel | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012
"