.

Vice-presidente de Guiné Equatorial deixa Salvador com mandato de prisão

Acusado de "branqueamento de capitais e desvio de fundos públicos estrangeiros" pela justiça francesa, ele representou seu país em homenagem prestada pelo Ilê Aiyê no carnaval de Salvador e fez festas em alto estilo no Litoral Norte da Bahia; entre as atrações em três mansões alugadas estavam Zeca Pagodinho e o também carioca Diogo Nogueira


A justiça francesa emitiu nesta quinta-feira (14) um mandado de prisão para Teodorin Nguema Obiang Mangue, filho do presidente e vice da Guiné Equatorial, depois deste ter faltado a uma audiência na quarta-feira em Paris, segundo informações do Le Monde.
Teodorin, que a justiça francesa acusa de branqueamento de capitais e desvio de fundos públicos estrangeiros, tinha sido convocado para prestar declarações no âmbito do processo de bens apreendidos a governantes africanos, tendo faltado pela segunda vez à convocatória.
"O sr. Obiang beneficia de imunidade enquanto vice-presidente da Guiné Equatorial e não poderia por isso aceitar uma convocatória desse tipo", disse o advogado de Teodorin, Emmanuel Marsigny, adiantando não ter sido informado sobre a emissão de tal mandado.
"O mandado de detenção é nulo por causa do estatuto do senhor Obiang, por isso é um não acontecimento", acrescentou.
Mangue deixou Salvador na noite desta quinta, depois de representar oficialmente seu país no carnaval da capital baiana. No sábado (9) ele participou do cortejo do Ilê Aiyê, que teve como tema: "Guiné Equatorial - da herança pré-colonial a geração atual", uma homenagem ao país africano e sua influência na cultura brasileira.
Ao lado de artistas e autoridades locais, Mangue acompanhou a saída do bloco na Senzala do Barro Preto, na Ladeira do Curuzu, no bairro da Liberdade.
Na quarta-feira (13), o vice-presidente da Guiné Equatorial promoveu uma festa em Busca Vida, região nobre do Litoral Norte baiano, localizado no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Quem animou os seus convidados foi o cantor Zeca Pagodinho.
Um dia antes, na noite de terça (12), outra festa em uma das três mansões alugadas por Teodorin contou com a apresentação do cantor e compositor carioca Diogo Nogueira.
O mandado de prisão emitido pelo juiz Roger Le Loire tinha sido autorizado em abril passado pela procuradoria de Paris.
Segundo a edição on-line do "Le Monde", o mandado permite a detenção do filho do presidente da Guiné Equatorial "em todo o espaço europeu" e prevê a sua extradição para França.
 Informações do Bahia 247
Compartilhe este artigo :

.

 
"
Design: Jmiguel | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012
"