.

O Rede nascerá um "Velho Novo" ou um "Novo Velho"?


O Rede Sustentabilidade pretende nascer em "cima do muro", não será nem situação, nem oposição, muito pelo contrário

A proposta de criação do novo partido da Marina Silva sugere que o mesmo poderá nascer imbuído de uma crise de identidade, pois de acordo com o seu discurso, o partido não será nem oposição nem situação; dando margem a interpretação de que poderá nascer “em cima do muro”. O que é uma pena, pois, partidos fortes com ideologia e identidade política contribuem para o aperfeiçoamento e consolidação do processo político e democrático.


Alguns aspectos do discurso chamaram atenção, muito mais pelo conteúdo do que pela forma: Quando ela afirma que apesar de exigir "ficha limpa" para seus dirigentes partidários e candidatos, os filiados não precisarão seguir a mesma regra, podendo entrar para o partido mesmo que tenham problemas com a JustiçaEmbora tenha sido dito que haverá fortes restrições para as doações de campanha, a lógica de que o que vale para os dirigentes e candidatos não deva valer para quem deseja filiar-se está desassociada dos anseios da sociedade. Portanto, perde o Rede a oportunidade de nascer fazendo a diferença.

Diante de tais fatos, pode-se concluir que, com exceção do próprio nome, o Rede Sustentabilidade poderá não representar nada de novo no sentido conceitual, mas sim, ser apenas mais um partido e poderá servir de hospedaria para descontentes de outras siglas.

Leia no Estadão>>


Blogdojmiguel
Compartilhe este artigo :

.

 
"
Design: Jmiguel | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012
"