.

Política: Botuporã tem novo gestor

Posse do Dr. Hedílio Brandão Marques - Prefeito de Botuporã
A eleição do Dr. Tila, versão 4.0, deu uma nova dinâmica à política de Botuporã.

O Gestor anterior que não conseguiu renovar o mandado na última eleição não foi capaz de transformar as expectativas criadas, após chegar ao poder, em fatos concretos que pudessem atender aos anseios da população.

A maioria dessa população estava angustiada e aguardando com muita ansiedade a posse do novo gestor que irá comandar os destinos da cidade ao longo dos próximos quatro anos.

É fácil perceber no semblante de cada pessoa o quanto a auto-estima foi resgatada depois da última eleição.

Agora, sentado na cadeira de prefeito pela quarta vez, Dr. Tila terá muitos desafios pela frente.

Mas, certamente com a experiência política e administrativa que possui não terá maiores dificuldades em encontrar as soluções esperadas para os vários problemas que afligem a cidade e o município como um todo.

O discurso de posse balizou de certa forma o direcionamento que deverá ter a sua gestão no período dos quatro anos. Entretanto, três aspectos merecem destaques por ter sinalizado que serão o eixo central que norteará sua administração: saúde, educação e o social.

Saúde é a área afim do recém-eleito pela sua própria formação médica, portanto, espera-se uma melhora significativa nesse campo; educação é o setor que foi muito bem avaliado, quando dos seus últimos mandatos, por isso, há grande expectativa de que esta área terá um atendimento especial novamente; o social é a área mais sensível, por tratar-se de cuidar das pessoas mais vulneráveis, quer sejam pela condição social e econômica ou pela incapacidade que a própria vida lhes impôs, e o prefeito sempre demonstrou sensibilidade nesse sentido.

Outra questão que, embora não tenha sido um tema do seu discurso, certamente o prefeito irá dar a atenção merecida são as estradas, pois estas estão relacionadas com o bem estar e a qualidade de vida da população.

As estradas do município encontram-se em estado lastimável, e a coisa se agrava em período de chuva; trafegar por elas é um transtorno sem fim. Portanto, esse é um problema que tem de ser enfrentado imediatamente, até mesmo porque é uma questão que está diretamente ligada à saúde, pois é por elas que passam os doentes em busca de atendimento médico, muitas vezes em caráter de emergência, e na nova administração essa demanda deverá aumentar, tendo em vista a melhoria na politica de saúde em que a população tanto espera.

...........................................................*................................................................................

PS:  Situação lamentável que merece registro por ter causado repulsão de toda a sociedade foi o triste estado em que o prefeito recém-empossado encontrou nas instalações da prefeitura.

Presenciei o depoimento de um senhor da zona rural, onde este deu uma aula de democracia e cidadania, quando da sua revolta com a depredação e dilapidação de uma escola pública situada no povoado de Pajeú. Dizia ele: “quebraram as carteiras, quebraram portas, janelas... acabaram com tudo... isso não pode não minha gente! O que é isso? Alguém tem que tomar providência... aquilo é do povo, tem que chamar a PF, só porque perde a eleição tem que acabar com tudo?”.

Em Tanque Novo atearam fogo em carros da prefeitura, carros que serviam a própria população; patrimônio publico que de repente atendia aos próprios vândalos.

A nossa sociedade não está politizada a tal ponto de entender que democracia é o poder que o povo outorga a seus representantes eleitos, direta ou indiretamente, para tomar importantes decisões políticas. É uma pena que depois de mais de quinhentos anos parece que ainda sofremos de miopia do obscurantismo político medieval.

É importante saber comemorar as vitorias como reconhecer as derrotas, pois uma é consequência da outra. Assim como as vitorias as derrotas são oportunidade de crescimento do cidadão como um ser social.

Ninguém é dono do poder e nem o poder deve ser instrumentalizado para que alguém possa servir dele eternamente.

Ninguém passa a vida inteira ganhando ou perdendo, em um dia se ganha, assim como em outro se perde; a alternância entre o ganhar e o perder faz parte do jogo democrático e é sabendo ganhar e perder que vamos aprimorando e consolidando a nossa democracia.

Jmiguel
Compartilhe este artigo :

.

 
"
Design: Jmiguel | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012
"