.

40 baianas vão lavar escadas do Bonfim



O cortejo oficial da Lavagem do Bonfim terá início às 9h do dia 17 de janeiro, na Conceição da Praia, e seguirá em direção à Colina Sagrada.
40 baianas, 20 capoeiristas do grupo Mangangá e 40 músicos da Orquestra Xangô sob a regência do maestro Reginaldo vão se unir ao afoxé Filhos de Gandhy, aos grupos Unisamba, compostos por representantes de blocos de samba da Bahia, e ao Profissão Samba com Neto Bala, além da irreverência do “Rixô Elétrico” de Fred Menendes.
Após cumprir o percurso de oito quilômetros, entre a Basílica da Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim, é chegada a hora das baianas lavarem o adro e as escadarias da igreja com água decheiro. Uma oportunidade especial para fieis e religiosos pagarem promessas e agradecerem pelas graças alcançadas.
Tradição
A tradicional Lavagem do Bonfim ocorre há 259 anos. É realizada sempre na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o dia de Reis (06/01).
Em 2013, o ritual católico teve início na quinta-feira (10) e segue até o sábado (19). No domingo (20), haverá missa solene, às 10h, na Igreja do Bonfim, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
O encerramento da festa será às 16h com a “Procissão dos três pedidos”, saindo da Igreja dos Mares com destino ao Bonfim.
Compartilhe este artigo :

.

 
"
Design: Jmiguel | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012
"